27 abril 2010

A Câmara Municipal de Abrantes tornou público o Relatório do 3º Forum de Participação da Agenda 21 Local de Abrantes dedicado ao tema: "Valorização dos Produtos Agrícolas, Floresta e Indústria Agro-Alimentar".
Com o devido respeito por todos os intervenientes na elaboração da Agenda 21 Local de Abrantes, julgo que a participação e os momentos de debate que a elaboração de uma Agenda proporcionam são o seu melhor produto,  há neste processo uma lentidão e pressupostos que me parecem errados.
Nos acelerados tempos que correm, não se pode estar a elaborar uma agenda anos a fio, tanto mais que o que se está "a agendar", em muitos casos, ainda não são medidas programadas no tempo, na responsabilidade pela execução e nos recursos financeiros a afectar.
Também questiono a utilidade destas agendas: parecem a invenção de uma espécie de modelo que há-de conciliar as diversas vontades, transformar-se em objectivo, substituir programas eleitorais, orçamentos e opções das autarquias, planeamento e ordenamento do território, para além de orientar a livre iniciativa... É muita coisa. Prevejo um fim burocrático a estas "velhas agendas". Entretanto gasta-se dinheiro...

Sem comentários:

Enviar um comentário